sexta-feira, 12 de setembro de 2014

MARIA JOSÉ ROSADO


Maria José Rosado É Doutora em Sociologia pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Presidenta de Católicas pelo Direito de Decidir. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do CNPq e professora convidada na Harvard University, em 2003. Empreendedora Social apoiada pela ASHOKA (2007-2010). Foi uma das Mil mulheres indicadas conjuntamente para receber o Nobel da Paz (projeto Mil Mulheres pela Paz). Atualmente, é uma das 400 Global Experts da ONU.

Currículo Lattes

CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR:

"Católicas pelo Direito de Decidir foi fundada no Dia Internacional da Mulher de 1993. A ONG apoia-se na prática e teoria feministas para promover mudanças em nossa sociedade, especialmente nos padrões culturais e religiosos.
As religiões são profundamente importantes na história, cultura e imaginário social, portanto influenciam nosso cotidiano, comportamento e decisões. Consideramos que as religiões devem ajudar as pessoas a terem uma vida digna e saudável, e não dificultar sua autonomia e liberdade, especialmente em relação à sexualidade e reprodução. Por isso, lutamos pela laicidade do Estado que deve ser livre da interferência religiosa na criação e condução das políticas públicas.
O desenvolvimento humano depende do respeito aos direitos humanos e civis da população, em toda sua diversidade. Lutamos pela igualdade nas relações de gênero na sociedade, na Igreja Católica e em outras religiões. Adotamos a corrente de pensamento ético-religioso feminista pelo direito de decidir, que reconhece a autoridade moral e capacidade das mulheres de tomar decisões livremente em todos os campos de suas vidas.
Nossas atividades são direcionadas para as mulheres, jovens, LGBTs, negras, pois acreditamos ser essencial o fortalecimento destes grupos sociais, sejam eles organizados ou não, para que possamos construir uma sociedade plena de direitos e livre de preconceito e violência. Nos dedicamos à promoção da cidadania e do reconhecimento dos direitos sexuais e direitos reprodutivos como direitos humanos.
Não estamos sozinhas nesta luta! Há outras Católicas pelo Direito de decidir no mundo! Elas estão na América Latina, nos EUA e na Europa. Todas trabalhamos de forma articulada com os mesmos propósitos." (http://catolicas.org.br/institucional-2/nosso-trabalho/`)

A palestrante se apresentará no dia 03 de outubro no período matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário