segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DITADURA MILITAR E CINEMA


DURANTE TODA A SEMANA JURÍDICA SERÃO EXIBIDOS DOCUMENTÁRIOS SOBRE A DITADURA MILITAR

ORGANIZAÇÃO: PROFESSOR ARNALDO LEMOS

Local - Auditório D. Gilberto - Campus I
Horário - 18h00 às 19h30

Segunda-feira (dia 29 ):  O GOLPE

O dia que durou 21 anos,2012, Camilo Tavares 87 minutos
O golpe militar de 1964 no Brasil contou com a ativa participação do governo dos EUA.

Numa trama de ação e suspense, o filme revela documentos Top Secret da CIA e áudios originais da Casa Branca, mostrando como os presidentes Jonh F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, eleito pelo voto popular. Durante 21 anos - de 1964 até 1985 - o governo militar brasileiro impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da 'Liberdade' e da defesa da 'Democracia', com graves consequências para toda a América Latina.

Terça -feira (dia 30): A TORTURA

Ato de Fé – Angelo Rampazzo, 2004 - 56 minutos
O filme narra fatos já bem conhecidos da luta armada contra a ditadura na voz de alguns de seus personagens. Os depoimentos dominam o documentário, sobretudo sobre as torturas sofridas pelos freis dominicanos e sua relação com Carlos Marighela.

Quarta-feira (dia 1º ):  O  PAPEL DOS EMPRESÁRIOS

Cidadão Boilesen,2009, ChaimLitewskie 92 minutos
O documentário Cidadão Boilesen conta mais um capítulo obscuro dos anos de ditadura militar no Brasil, focando num tema já conhecido: o financiamento da repressão violenta aos militantes esquerdistas por grandes empresários. O filme ganha contornos mais precisos no nome daquele que foi considerado o mais notório desses empresários que apoiavam financeiramente os anos de chumbo, Henning Albert Boilesen, empresário dinamarquês que viveu no Brasil e foi presidente da Ultragás. 

  
Quinta-feira (dia 2):A  GUERRILHA

Marighella - Retrato Falado do Guerrilheiro de Silvio Tendler - 
60minutos 

Conta a história, as polêmicas, as vitórias e derrotas de Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Autor do "Manual do Guerrilheiro Urbano" foi fundador da Ação Libertadora Nacional, primeiro movimento armado pós-64. Foi homenageado com o filme no ano em que completaria 90 anos.

Sexta-feira (dia 3): A LEI DE SEGURANÇA NACIONAL

Em nome da segurança Nacional, 1984, Renato Tapajós - 48 minutos
A gravação das declarações do Tribunal Tiradentes, tribunal simulado que julgou e condenou a Lei de Segurança Nacional, uma medida legal de repressão emitido durante a ditadura militar no Brasil, na década de 1960, que praticamente aboliu direitos civis e da democracia, em nome da segurança nacional .

Nenhum comentário:

Postar um comentário